Sinais de Liberdade


domingo, 20 de abril de 2008

Why is Free Speech so important?...

First they came for the Communists,
and I didn’t speak up,
because I wasn’t a Communist.
Then they came for the Social Democrats,
and I didn’t speak up,
because I wasn’t a Social Democrat.
Then they came for the Trade Unionists,
and I didn’t speak up,
because I wasn’t a Trade Unionist.
Then they came for the Jews,
and I didn't speak up,
because I wasn't a Jew,
Then they came for me,
and by that time there was no one
left to speak up for me.


Encontrei isso por acaso enquanto navegava livremente pela web.Foram palavras proferidas por Pastor Martin Neimoller's pouco depois de ter sido enviado para um campo de concentração, isto em plena Segunda Guerra Mundial.

O porquê de me terem chamado à atenção? Bem, parece-me simples. Foi impossível não fazer uma analogia com a sociedade que temos actualmente e verificar o quão actual o texto está.
Martin Neimoller's, apesar de ter consciência do que se passava em redor dele, nunca fez nada para interferir. Para quê sujeitar-se a sofrer represálias quando o que acontecia em redor dele não o afectava directamente? Ainda actualmente, o homem só se preocupa com o bem-estar geral quando tem o seu próprio bem-estar assegurado. De modo análogo, algo que afecte o bem-estar geral só o afectará a ele quando começar a afectar o seu próprio bem-estar.

É isto bom? Do ponto de vista social, onde os imperativos mandam que nos preocupemos uns com os outros e sejamos solidários, é claro que não.
Do ponto de vista humano, diria que é apenas "natural", e nem digo isto de forma muito depreciativa.
Nós como seres naturais que somos (ou seja, da natureza), temos nos nossos genes, ainda que de forma não muito notória, o seu básico instinto - o da sobrevivência. Assim sendo, é natural que nos queiramos ver longe de sarilhos o máximo tempo possível ou mesmo nunca os chegar a encontrar. Ora, se formos para o lado daqueles que estão em sarilhos, é certo que iremos levar por tabela.

Desculpa isso o facto de nos desinteressarmos pelo que nos rodeia?
Pois, a verdade é que também não. Por alguma razão somos diferente dos outros seres da natureza. E essa razão é precisamente sermos possuidores de razão. Razão essa que nos dá a capacidade de pensar, julgar e decidir por nós próprios. Razão essa que deve, que tem de estar necessariamente acima de qualquer instinto primário que tenhamos.


É que se hoje estamos bem mas vivemos numa sociedade contaminada e nada fazemos, mais cedo ou mais tarde, seremos vitimas dessa mesma sociedade. E nesse instante, there would be no one left to speak up for us.

1 comentário:

Diogo Martins disse...

Não sou, tal como esse pastor, alguém que se intrometa no que não lhe afecta. Mas, muito provavelmente, numa situação semelhante à desse senhor, não ficava de braços cruzados. Foi triste, foi lamentável, foi horrível. Era um convite à revolta e felizmente não durou muito. Realmente o que dizes é muito verdade... não sei se já ouviste uma música dos Da Weasel, do seu novo álbum, que se chama: "bora lá fazer a pu%$ da revolução", que critica o que tu também criticas: as pessoas que estão sempre a dizer mal, mas depois nao fazem nada.

Gostei muito da temática do teu blog! :)