Sinais de Liberdade


sábado, 5 de julho de 2008

Estatísticas Rullez...ou Não

Sairam ontem as classificações gerais dos exames nacionais, realizados estes entre o dia 17 e o dia 23 do mês passado.

Como já vem sendo hábito em anos anteriores, o maior destaque foi para a Matemática, autêntico bicho-papão(?) para grande parte dos alunos deste vil e humilde país.

No entanto, e não sendo de todo surpreendente pois vem em consequência das reacções proferidas logo após o exame terminar, os alunos no seu geral estão de parabéns, umas vez que conseguiram não só ter uma média positiva a matemática, como também deram um salto de 3.1(!) valores, fixando-se nos 12.5.
(Para informação adicional, venham aqui ou aqui.)

Milagre?? Mas ainda há quem acredite nisso?
Não, claro que não. Estes resultados, têm uma explicação perfeitamente lógica e plausível, prontamente dada pela nossa querida e simpática Ministra da Educação.
Ora vejamos, segundo ela, isto não é mais do que seguramente o efeito combinado de três factores:
  • mais tempo de trabalho e de estudo por parte dos alunos, acompanhado pelos professores, no quadro das actividades das escolas no âmbito do Plano de Acção para a Matemática;

Engraçado, na minha escola, tanto quanto me lembro isso resumia-se a um consultório aberto uma vez por semana, onde se dava primazia ao pessoal que tinha negativas. Nas outras certamente seria diferente. Isto sem esquecer claro os alunos, que este ano, ao contrário dos alunos do ano passado, que resolveram começar a trabalhar à séria. Cada vez me orgulho mais da geração onde me vejo incluído!

  • provas de exame correctamente elaboradas, sem erros e com mais tempo para a sua realização;
Ahh, afinal nos outros anos a culpa eram dos exames que continham erros e que não estavam correctamente elaborados. Para ser sincero, sempre me pareceu que aquele ar angélico e bonitinho dos ministros não prognosticava nada de bom. Eles ali com falinhas mansas e a dizer que tinhamos de melhorar, mas afinal faziam os exames com erros e incorrectamente elaborados só para terem o prazer de olharem para os resultados e poderem rir-se um bocado no fim.
Deixando um bocado a ironia de lado (se bem que não completamente), não consigo deixar de concordar que de facto, os exames são um ponto chave nas notas deste ano.

  • maior alinhamento entre o exame, o programa e o trabalho desenvolvido pelos professores, designadamente através dos vários testes intermédios realizados nas escolas e da utilização do banco de itens disponibilizado pelo Gabinete de Avaliação Educacional por alunos e professores.
Engraçado que regra geral os testes intermédios tinham sempre melhores notas que os testes ditos normais. Das duas uma: ou os nossos professores além de visionários são muito bons e conseguem-nos preparar muito melhor para um teste que não são eles que o fazem, ou também têm a mania da perseguição e espetam-nos com testes normais que não vão de acordo ao que é leccionado na aula apenas porque têm um lado sádico a alimentar. É um caso a merecer reflexão profunda num futuro próximo.


Enfim, mas isto é apenas o que eu acho, e como aluno que sou, tenho mais é de contribuir para a bela da estatística. Ah e claro, se possível aprender algo. Mas isso é secundário, pois desde que tenha boas notas, os objectivos principais estão alcançados.

2 comentários:

Plasticine disse...

Ora, a senhora ministra da educação é uma fofa...faz aumentar as médias do pessoal e tu ainda reclamas.Ainda por cima faz sentir "burras" as gerações anteriores, como a minha, e portanto a vocês mais espertos que todos...e tu é isto :S

Pobre e mal agradecido!

LUH3417 disse...

Giro é exames intermédios só existirem no agrupamento de ciências. O resto do pessoal que se lixe, não tem preparação. Deve ser porque são tão inteligentes que não necessitam de tal coisa. Uhm...Ou talvez não seja bem isto.
Os exames, este tipo de exames, são uma treta. :)