Sinais de Liberdade


sábado, 5 de janeiro de 2008

Don't Forget To Be The Way You Are

"Se somos a mesma pessoa e nos conhecemos e, mais importante do que isso, reconhecemos sempre, estejamos nós com pêlo, sem pêlo, bem vestidos, mal vestidos, alegres, porque é que sentimos a necessidade de agradar a terceiros para que também nos possamos sentir bem connosco próprios?"

Foram mais ou menos estas as palavras, ditas poucas horas depois da passagem de ano e proferidas por alguém que acredito realmente ter sentido o que disse, que deram asas ao primeiro momento filosófico do ano, e que por sua vez dão também o mote para o primeiro post do ano.

Mais que uma pergunta retórica, a frase leva-nos a questionar até que ponto a nossa auto-estima é influenciada por aquilo que os outros pensam de nós. E pela própria pergunta em si, dá para depreender que a resposta será algo do género: "mais do que aquilo que à partida seria de esperar"... ou talvez não.

Por mais que nós nos queiramos manter fieis a nós próprios, é inegável que vivemos em sociedade e que todos nós temos necessidade de afecto, e de nos sentirmos acarinhados. Assim sendo, e por menos sentido e lógica que possa fazer, a verdade é que a nossa auto-estima e ego ressentem-se e são sensiveis ao que as outras pessoas possam sentir de nós. Não são todas as pessoas, como é mais do que óbvio, mas é inegável que nos importamos com o que as que gostamos pensam de nós, até porque, e falando muito a nível pessoal, uma das coisas que me deixa com a auto-estima em baixo, é alguém que eu goste e me importe, chegar perto de mim e dizer-me algo do género: "tu desiludiste-me", ou algo com o mesmo significado.

Em suma, só devemos deixar que o que outra pessoa pense de nós nos afecte quando também nós nos importemos com o que a pessoa em questão faz ou age. Ou seja, mais do que tentar agradar a toda a gente, nós devemos é não tentar desiludir aqueles que não merecem ser desiludidos.

Como? Não nos esquecendo de sermos da meneira que somos =)



PS: Bom ano para todos, mas especialmente para aqueles que têm paciência e disponibilidade mental para vir aqui ao meu cantinho, e que resolvem não o ignorar.

6 comentários:

meia leca disse...

As palavras são escassas quando me acabam de louvar a autoria do primeiro momento filosófico do ano!

Depois, antes de entrar no cerne da questão, queria perguntar-te: como me consegues ouvir e mais ainda, registar o que digo quando a minha condição sanguinea é tão especial? És o maior, luisinho!

É sempre bom ter alguém que, de certo modo(seja ele pela maneira como estamos, como falamos, como sorrimos), nos diz (às vezes sem precisar falar): "GOSTO DE TI, ASSIM.".
Acho que é isso que todos procuramos. Ainda que sem sermos "lobos" ao ponto de "vestir a pele do cordeiro".

"don´t forget to be the way you are", não é assim?

Da tua maneira, só tenho que dizer não me desilude, muito pelo contrário.


Obrigada pelos cds, pela tua paciencia, pelo tempo da tua Blitz, pela amizade. Obrigada por ti.

meia leca disse...

:,) depois daquele comment, tenho vontade de escrever sem parar (ou de te bater)!


acho que isto é parte do efeito que denotaste no teu post!

beijinhoo*

Anónimo disse...

Não sei se devia mas de certa maneira sinto este post tambem como uma especie de homenagem a mim. Sim, talvez convencimento meu:x...Ou talvez porque o título e a musica escolhida me dizem muito e por eles me identifico em muitos casos, inclusivé quando venho aqui dar a minha opinião.

A música diz-nos para nao sermos de plástico, para nao vendermos o que somos por auto-estima. Na realidade é dificil não mudarmos um pouco aquilo que somos para ter em troca um pouco de mais auto-estima, que tal como referiste nos é dada tambem pelos outros. Por outro lado, se não nos esquecermos de quem somos ganhamos tambem auto-estima por sabermos que somos autenticos e talvez, talvez a auto-estima que vem de nós seja muito menos facil de destruir que a que vem de fora e talvez sendo nós próprios nos cruzemos com as pessoas certas que nos dão valor pelo que somos. É por isto que sigo, ao máximo esse lema.

só me resta dizer (e tava a ver que não me calava): "Don't Forget To Be The Way You Are"

E que quanto mais te "conheço", mais gosto de ti (e hoje nem implico, mas não te habitues :D) **

Anónimo disse...

Eu, não tendo muito "desenvolvido" esse lado filosófico, nem o lado literario, não vou aprofundar muito o meu pensamento, mas sempre digo-te, "don´t forget to be the way you are" e sei que não esqueceras a maravilhosa pessoa que tu és, tenho imensa consideração por ti, de uma turma de vinte e tal alunos, fostes o primeiro a me falar, e a me habituar ao pais, graças a ti agora posso voar das minhas próprias assas(como se costuma disser).

obg.

Este pequeno comentário para pessoa que mais tem respeito pelos outros, e que defende os seus ideais.

P.S: voto para que, "don´t forget to be the way you are", passa a ser uma filosofia de vida

Leaven disse...

Não preciso de dizer muito pois não?
Não que tu dispenses o meu carinho (néctar dos deuses para o teu ego)...

A qualidade de sempre. Muito bom.

Anónimo disse...

Bem para ser sincera gostei... :P

como tu dizes "tocou-me" ... bem ja me disseram desiludiste-me :S ... doeu bués... o problma e quand existem duplas desilusoes enfim ... gand post..

P.s. tou com sono.. e quando tou com sono, na custumo racicionar mto bem.. :P